Projeto Boi Brilho do Delta leva cultura e integração social para os jovens de cidades do Maranhão

Promover a integração do jovem com a cultura é essencial para o seu fortalecimento da educação e inclusão social. É esse o objetivo da Associação Bumba Meu Boi Brilho do Delta, ou simplesmente Brilho do Delta, que surgiu em 1993 em homenagem à localização geográfica ao Delta das Américas, na cidade de Tutóia.

Sem fins lucrativos, o Projeto Boi Brilho do Delta tem como objetivo promover recreação, ações esportivas e culturais na categoria dos brincantes do Bumba-Meu-Boi e do folclore em geral.

Neste ano de 2023, o projeto BRILHO DO DELTA, CULTURA SEM FRONTEIRAS, tem como objetivo a mobilização do arraial do Maranhão 2023, além de contribuir para todos o livre acesso às fontes da cultura por meio de apresentação física.

O Projeto Boi Brilho do Delta atualmente tem participantes em três cidades diferentes: Tutóia, Paulino Neves e São Luís (capital do Maranhão), atuando com jovens a partir de 14 anos com o intuito de manter, difundir e valorizar a cultura Maranhense.

Segundo João Diniz Oliveira, também conhecido como John Oliveira, que atua como presidente e coordenador do projeto, no total são 68 integrantes incluindo brincantes, equipe técnica e Diretoria.

“Temos como meta a concretização do crescimento permanente da filial da Associação Brilho do Delta na cidade de São Luís e interiores, elevando a cultura tutoiense na encenação do Bumba-meu-boi”

Para ele, a importância deste tipo de projetos para a sociedade é promover e estimular a regionalização da produção cultural, com valorização de recursos humanos e conteúdos locais.

“Temos que apoiar, valorizar e difundir o conjunto das manifestações culturais através da dança, da música e do teatro preservando a irreverência sátira do Bumba-meu-boi, além de proteger as expressões culturais dos grupos formadores da sociedade brasileira e responsável pelo pluralismo da cultura nacional, difundindo uma releitura de acontecimentos histórico-culturais através do meio artístico”

São projetos como esse que fazem a diferença na vida dos jovem, promovendo inclusão social e levando a cultura dos estados para outras regiões do Brasil.

Sair da versão mobile