Paródias

“Cabelo ok, marquinha ok, sobrancelha ok, a unha tá ok”. Se você frequenta esse país chamado Internet já ouviu essa música do Thiaguinho MT, Mila e JS O Mão de Ouro. Essa música promete ser o hit do Carnaval 2020 e já rendeu diversas paródias e desafios na Internet. 
 

O que é Paródia?

Mas você sabe o que é uma paródia? Não? Então vamos lá: paródia é uma releitura de alguma obra, que geralmente tende para o humor e para a ironia. 
 
Ela existe desde a Antiguidade, quando Hegeon de Thásos, no século V a.C., resolveu mudar a forma como a humanidade era representada. Enquanto nas epopeias gregas os seres humanos eram vistos como heróis, nos textos desse poeta a humanidade passou a ser representada a partir do viés da inferioridade. Mas foi na Idade Média que elas se popularizaram, junto com as manifestações carnavalescas. Nessa época do ano vemos muitas fantasias (que são paródias, de certa forma). 
 
A paródia é um recurso utilizado em basicamente todas as forma de produção artística (filmes, livros, músicas, pinturas). Ela mantém elementos do produto original, de forma que seja possível identificá-lo na nova composição, mas faz uma adaptação para torná-lo mais engraçado ou até mesmo para tecer uma crítica social. 
 
Grandes canais do YouTube fizeram sucesso ao comporem paródias de músicas famosas. Um exemplo é Whinderson Nunes, que começou com vídeos simples e hoje é o maior YouTuber brasileiro. 
 
Nas paródias musicais geralmente são mantidos o ritmo da música original, o esquema de rimas e até mesmo algumas palavras mais marcantes. Há paródias que nascem sem intenção. Por exemplo, quando Paula Fernandes e Luan Santana resolveram adaptar “Shallow” de Lady Gaga e Bradley Cooper, o propósito era fazer uma canção romântica, mantendo o ritmo da composição original, só que em português. Mas a adaptação caiu nas graças do público, que criou vários “memes” com a frase “Juntos e shallow now”. 
 
Canais como o Parafernalha e Porta dos Fundos também abusam das paródias de filmes e séries para alimentarem seus canais no YouTube. Geralmente eles se aproveitam de uma característica muito marcante do enredo original e fazem sketches cômicas, usando-os como base. Geralmente são feitas paródias de filmes muito famosos, como Guerra nas EstrelasHarry Potter.
 
Ela faz muito sucesso porque causa uma identificação do público com o conteúdo original. E é capaz de provocar reações muito positivas, como o riso, e também negativas, como a raiva (quem nunca viu um fandom criticando alguma paródia, que atire a primeira pedra). 
 
E aí, você conhece alguma paródia? Gosta de consumir conteúdos deste tipo? Conte aqui nos comentários!
Sair da versão mobile