Pra se comunicar com você e você consigo, informações e pensamentos.
Ao preparar-me para escrever, por alguns instantes fiquei a pensar… Qual
tema devo abordar? Ocorreu-me que seria interessante falar sobre o “Poder da Informação ou o Poder da Comunicação?”.
A Informação é parte do processo do conhecimento, conhecer algo, detalhar, pormenorizar, a este conjunto de dados, vou denominar de informação.
Interessante observar a existência da relação indissolúvel entre a informação, os dados, o conhecimento, o pensamento e a linguagem.
Comunicar, partilhar, participar, tornar comum é o ato de comunicar, através da comunicação compartilha-se o conhecimento, o pensamento estruturado e organizado para alcançar pessoas num processo de retroalimentação e tudo isso atrelado a uma linguagem, a linguagem é outra ferramenta que se soma no processo de comunicar.
O poder de comunicar, a informação que quero transmitir, a forma como vou falar, o canal que vou transmitir a quem quero alcançar.
Não muito distante a forma de comunicação não era tão mágica e nem possível do alcance de muitos, e quando acontecia, demorava meses, dias ou até mesmo anos. Isso porque a velha e conhecida carta reinou em absoluto, o rádio também tinha esta função, mas nada em tempo real, e não havia compartilhamentos, interação. Para não dizer que não havia interação, uma marca desse meio de comunicação eram os papeis personalizados, você podia perfumar, desenhar, a letra era um adereço à parte. Incrível não é mesmo! Mas hoje está em obsoleto.
Com o advento da tecnologia especialmente com a chegada dos aplicativos
somados aos celulares, a socialização das redes sociais, tudo é possível! A
“vibe” agora é compartilhar, curtir, dar um “like aí”! Pra se comunicar com você e você consigo, informações e pensamentos, posso trocar com milhares de seguidores, verdadeiros adoradores “curtidores” que compartilham nas redes sociais em tempo real.
Informação e o pensamento correndo soltos! Eu diria voando, pois correr não alcança a extensão absurda de milhares de pessoas conectadas no processo da comunicação, interação e compartilhamentos, é o chamado “vírus” da informação! Antes, “Aconteceu, virou manchete!”. Hoje, “Jogou na rede viralizou geral”. E agora como finalizar? Ainda não sei, só sei que vou compartilhar e comunicar esta informação.