Apollo 14: há 49 anos, o homem pisava [e jogava golfe] na Lua pela terceira vez

Créditos: Pinterest

O homem (na verdade, dois homens: o já falecido Neil Armstrong e Buzz Aldrin) pisou na Lua pela primeira vez em 20 de julho de 1969. Depois o homem pisou na Lua pela segunda vez alguns meses depois, em 19 de novembro (falarei os nomes deles – Richard Gordon e Alan Bean, ambos falecidos –, pois eles mesmos sabiam que não iam ser tão mencionados assim nos livros de História já que foram os segundos). Na terceira vez, eles não só pisaram na Lua: eles jogaram golfe lá

Daí você me pergunta:

Mas o homem foi mesmo a Lua?

Sim, meu amigo. Eu te respondo: o homem não foi a Lua, mas doze homens foram. Em seis missões diferentes! E, antes que você venha invocar um vídeo aleatório do YouTube de um cara que diz que é mentira de Hollywood, existem, pelo menos, doze boas evidências para você ver que esse cara tá errado e você pode conferi-las aqui. Todas as alunissagens tripuladas (pouso de uma nave na Lua com gente) ocorreram entre julho de 1969 e dezembro de 1972 como parte do Programa Apollo, da NASA, a agência espacial estadunidense.
Da esquerda pra direita: Stuart Roosa, Alan Sheperd (que também foi o primeiro estadunidense a ir para o espaço) e Edgar Mitchell.

Créditos: NASA / domínio público

Um pouco antes, havia ocorrido o famoso acidente da Apollo 13 – que, pra quem não conhece, é bem conhecido por causa de um filmaço de 1995, estrelado por Tom Hanks (eu não vou dar spoiler, apesar de ser baseado em um evento histórico. Assistam!). Tal acidente causou um atraso de apenas quatro meses para a próxima missão. E, assim, a Apollo 14 foi lançada em 31 de janeiro de 1971.

O foguete Saturno V SA-509 tinha nele duas espaçonaves: um módulo de comando pilotado por Stuart Roosa (o ruivinho da foto acima) e o módulo lunar Antares pilotado por Edgar Mitchell (o sorridente da direita). A missão foi comandada pelo veterano e primeiro estadunidense a ir ao espaço, Alan Sherperd (ao centro) – sendo que a primeira pessoa a ir ao espaço foi o soviético Iuri Gagarin, em 1961.

Aterrissaram lá nesse dia, há 49 anos, com o módulo lunar Antares na área de Fra Mauro, um planalto no meio de uma cratera lunar, tendo como tripulantes Shephard e Mitchell. Já Roosa permaneceu no módulo de comando. Há diversas fotos e vídeos dessa aventuras, tiradas principalmente por Mitchell.

Durante suas duas caminhadas na superfície lunar – que duraram 4,8 e 4,6 horas, respectivamente sendo que ficaram na superfície por 33 horas –, Shepard e Mitchell instalaram uma estação científica e coletaram 43 kg de rochas e poeira da lua (não, não tem a ver com a música do Marcos e Belutti).

Apesar do fracasso da missão anterior, o Apollo 14 foi uma viagem bem humorada. Descrita como “crianças brincando na neve” pelos tripulantes, eles fizeram diversos experimentos, como explodir uma parte do solo para estudar o interior da lua e jogar golfe – evento visto por milhares ao redor mundo (você pode o vídeo abaixo). Além disso, deixaram na superfície um pacote contendo a Bíblia em microfilme e o primeiro versículo de Gênesis traduzido para 16 idiomas (No princípio, Deus criou os céus e a terra”).

Roosa havia levado consigo um contêiner com 450 sementes de diferentes espécies de árvores para fazer um experimento e ver se essas plantas teriam seu desenvolvimento afetados pela exposição ao espaço (e principalmente pela radiação). As sementes germinaram normalmente quando voltaram a Terra. Em 1976, essas árvores foram plantadas em instituições públicas dos Estados Unidos e são conhecidas como “as árvores da Lua”. Algumas das árvores foram enviadas para outros países, como o Brasil (plantadas em Santa Rosa – RS e Brasília – DF), Japão e Suíça.

A missão terminou em 9 de fevereiro, com o total de voo somando 216 horas, 1 minuto e 56 segundos. Depois de Mitchell e Shepard levarem a Antares até o módulo de comando, os astronautas foram rumo a Terra, onde amerissaram (pousaram na água) no Oceano Pacífico.

Todos os astronautas da missão já são falecidos. Roosa morreu em 1994 por complicações provocadas por uma pancreatite aos 61 anos. Shepard morreu em 1998 vítima de leucemia aos 74 anos. Mitchell morreu em 2016 de causas naturais aos 85 anos.

Referências:

Sair da versão mobile