Um brinde histórico: A origem da bebida Alcóolica | Parte I
Se você acha que as bebidas alcóolicas são criação recente, está enganado. O álcool esteve presente desde os primórdios da humanidade, diferente do papel de apreciação que desempenha atualmente, ele já foi desde algo ligado à práticas religiosas até oficio que existe até os dias de hoje.
Embora não se saiba quem foi que produziu a primeira bebida alcóolica, acredita-se que muitas surgiram de forma espontânea, há registro de que já havia em 7000 A.C na China, uma bebida destilada a base de arroz. Sabe-se que outros lugares como a Índia que produziram bebidas semelhantes em algum período entre 3000-2000 A. C.
Que tal conhecer a origem de algumas?
Povos históricos e suas bebidas
Devemos levar em consideração contexto históricos que originaram muitas bebidas, pois foram importantes para que elas ocupassem seus lugares na sociedade.
Registros do vinho
Datados de aproximadamente 6000 A.C, os primeiros vinhos que se tem registro é dos povos Persas, eles acreditavam que o vinho surgiu de uma tentativa de uma princesa de se matar com uvas “estragadas”, ao invés de obter o que queria, a senhorita percebe como o tal resultado das uvas lhe deu uma mudança positiva de humor, passando a criar e popularizar a tal bebida.
Se voltarmos para Grécia antiga, em seu momento de ápice, lá pelo ano de 3000 A.C os culto ao deus Dionísio (Ou Baco, como era chamado pelos Romanos) popularizou o uso do vinho, não só para consumo da sociedade da época, as também como parte dos cultos ao deus, sempre seguido pelas bacantes (jovens que serviam o deus e participavam de seus cultos), o vinho era parte importante das festas em nome do olimpiano, as quais se denominam de bacanais.
O vinho também fez parte de outras culturas, sendo citado no Egito, no velho testamento na bíblia, alcançando mais tarde um lugar de tanto apreço no mundo. Parte de ritos religiosos, festividades e parte fundamental de muitos povos, o vinho é sem dúvida um das bebidas mais antigas da humanidade.
Dentre as aparições mais famosas do vinho, podemos citar sua menção na bíblia como parte da Santa Ceia, momento que foi crucial nos próximos séculos para que o vinho percorrer o mundo. Parte dos ritos católicos, o vinho não poderia falar nas terras em que estivessem presentes, de forma que em poucos séculos estivesse presente em muitos povos.
Faraós e as cervejas
A cerveja é sem dúvidas uma das bebidas mais queridas dos brasileiros, mas sua origem é muito mais antiga do que se pensa. No Egito antigo a cerveja era algo extremamente acessível, sendo consumida por Faraós e o povo, adultos e crianças, era usada até mesmo para fins medicinais
Acredita-se que a cerveja tenha chegado as terras egípcias por meio dos Sumérios e os Assírios, sendo pioneiros no oficio de cervejeiros. Posteriormente a cerveja tinham até mesmo hieróglifos para representá-la, assumindo o posto de um dos produtos mais consagrados do comércio local.
A cerveja se mantem até hoje em diversas representações, das latinhas comercializadas ou até mesmo as artesanais, o oficio de produzir cervejas nunca esteve tão em alta.
Quer Aprender a Fazer Drinks? Clica Aqui!
Se você procura uma Adega que forneça produtos de qualidade para os seus drinks, conheça a Adega São Paulo em Praia Grande, Avenida São Paulo, 629 – Boqueirão – Praia Grande – SP, WhtasApp: 13 99626-1530 a melhor da região e comprometida com fornecer a melhor experiência aos clientes.