fbpx
Empreendedorismo

Projetos sociais em pequenos povoados podem transformar a vida dos moradores

Quem mora em pequenos povoados sabe a importância dos projetos sociais, que deveriam atuar em conjunto com o poder público, mas que muitas vezes não é isso que acontece em virtude da falta de incentivo político.

A grande maioria dos povoados espalhados pelo Brasil tem a sua renda vinda da agricultura, pesca, artesanato e pecuária. Portanto, a renda acaba sem influência pela força da população e é neste sentido que algumas necessidades aparecem.

Fica assim os projetos sociais responsáveis por levar uma melhor qualidade de vida para essa população que vive longe das grandes cidades, mas estão à mercê da violência, pobreza e falta de educação.

O que são os projetos sociais?

Projetos sociais são trabalhos desenvolvidos de modo a impactar positivamente no desenvolvimento social, econômico ou cultural de uma comunidade, sociedade ou grupo.

Nasce da ideia de transformar a realidade das pessoas que não possuem uma boa qualidade de vida, ou seja, uma parte da população que se encontra em condições de vulnerabilidade social, econômica e/ou cultural. Além disso, esse trabalho é sem fins lucrativos, pois as ideias são coletivas, visando a construção do bem comum.

Projetos sociais e sua atuação em pequenas comunidades

Segundo o IBGE, o Maranhão é o Estado do Brasil com a maior proporção de pessoas em estado de extrema pobreza. Por isso, cada vez mais os projetos sociais se fazem necessários nestas regiões.

É o que acontece na cidade de Tutoia, localizada no litoral maranhense, que é composta por diversos povoados que necessitam de projetos sociais e ações em conjunto de moradores para o fortalecimento da sociedade local.

É esse o papel da AMOPPE – Associação dos Moradores e Pescadores dos Povoados Estiva, Baixa da Madeira e Ponta de Faca que vem atuando com mais firmeza agora em 2023, promovendo ações de desenvolvimento dentro dos pequenos povoados.

Entre eles, neste ano, a associação conseguiu que a única escola do Povoado Estiva não fosse fechada, além de fornecer kit de material inicial para que os alunos pudessem começar os estudos.

Percebendo esse empenho por parte da AMOPPE, a população começou a se sentir motivada a participar e diversas ações estão sendo realizadas, como a limpeza de vias etc.

E apesar de ser uma associação, os organizadores também atuam com projetos sociais, quando realizaram um Dia das Mães com distribuição de kits, além de levar requerimentos juntos às secretarias para melhoria da infraestrutura, iluminação e meio ambiente dentro dos povoados.

Mais recentemente, a AMOPPE promoveu a catalogação das trilhas presentes na cidade de Tutoia para crescimento do turismo na região, visto que existe um grande potencial de investimento nesta área, mas que está sendo pouco valorizado pelo poder político, perdendo dinheiro e prejudicando o crescimento econômico.

Portanto, assim como Tutoia e as ações da AMOPPE, outros pequenos municípios brasileiros precisam de projetos sociais que geram fortalecimento da população, retirada dos jovens do mundo das drogas e economia mais forte, usando o próprio povo para isso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo