Coronavírus: o tempo do e-commerce e do delivery?
Mecanismos de distanciamento social retardam a transmissão da doença, diminuindo a intensidade do pico da epidemia, tornando possível a adequação dos sistemas de saúde para enfrentar a situação e evitar o seu colapso. Afinal, as outras enfermidades não deixam de existir por causa da pandemia. A ciência e a história assim o recomendam, baseadas em uma coleção de evidências e exemplos com os quais podemos aprender e aplicá-los à atual pandemia do novo Coronavírus, o Covid-19. Não é pânico, é simplesmente precaução.
Apesar disso, muitas pessoas, não serão recompensadas pelas perdas — sejam elas as precarizadas, as que dependem exclusivamente do trabalho que exige o contato externo e/ou que exige que os consumidores se desloquem e compareçam fisicamente ao comércio.
Temos que antes dividir a questão em três partes: curto prazo, médio prazo e longo prazo.
NOTA: Em caso de sintomas (febre, tosse e falta de ar, entre os principais), o protocolo recomendado é evitar locais públicos, incluindo os serviços de emergência, e ligar para o 156 ou 150 da Vigilância Estadual de Saúde para realizar a coleta domiciliar da amostra e aguardar os resultados – estratégia essa montada para diminuir a circulação do vírus.
O QR Code, como sabem, é uma ferramenta também presente em lojas físicas, estas que poderão se beneficiar. Mas sobre as lojas físicas, lembrem-se das dicas: evitem aglomerações de pessoas. Todas as recomendações que faço são baseadas em informações provindas da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Pra desmascarar um medo recorrente em relação ao e-commerce e ao comércio que depende de importados, há um trabalho duplo por parte dos comerciantes: esclarecer as coisas e desmentir fake news. Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, atualmente, não há evidências de transmissão do novo coronavírus através de mercadorias importadas, incluindo alimentos e medicamentos para seres humanos e animais de estimação. Portanto, fiquem tranquilos: não devemos temer cavalos de troias.
Nesse caso, os mercados que já mostram crescimento e que verão ainda mais progresso, são os responsáveis pela venda de mantimentos, bens domésticos e itens de saúde, por razões um tanto óbvias. Nesses valerão a pena investir.
- GaúchaZH. O que fazer se você tiver sintomas de coronavírus?. 11 de março de 2020.
- Marketing Land. Coronavirus and e-commerce: It’s complicated. 12 de março de 2020.
- Organização Mundial da Saúde. Coronavirus disease (COVID-19) outbreak.
- Schultz, P. Torezzan, C. Por que é imprescindível suspender as aulas? Precaução sim, pânico não. UNICAMP, 16 de março de 2020.
- U.S. Food and Drug Administration. Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) Frequently Asked Questions.